A Bússola da Vida

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmos 119:105)

Por Jailton Souza

Durante muito tempo, a bússola (instrumento que determina as direções sobre a superfície terrestre através de uma agulha magnética) ajudou a direcionar os marinheiros em alto mar. E não somente a eles. Muitos outros profissionais foram beneficiados por esse instrumento. A sua importância, portanto, é inegável.

A Bíblia, a Palavra de Deus, é a bússola da nossa vida. Ignorá-la significa regredir na santificação, pois é impossível trilharmos os caminhos da mesma quando não conhecemos a Deus nem a sua vontade. O alerta de Jesus quanto a isso é coerente quando ele diz: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus (Mt 22:29). A ignorância espiritual é um grave problema de nossos dias. Ela tem patrocinado o fracasso de homens e mulheres, os quais, antes, honravam e mantinham a fé no cabeça da igreja, Cristo. Por mais triste que seja, temos de alertar: uma vida sem a palavra é um retrocesso. Uma igreja sem zelo bíblico está fadada ao fracasso.

A leitura da Bíblia e a prática dos seus ensinos são extremamente vitais à nossa santificação. Quer um exemplo? Cristo. Isso mesmo, Cristo é o maior exemplo de conhecimento e submissão à Palavra que temos. Embora não precisasse “crescer” na santificação, visto não ser ele pecador, nos ensinou, por seu exemplo, fazê-lo. Assim ele agiu quando confrontou e venceu o diabo no deserto, após ter jejuado quarenta dias e quarenta noites (Mt 4:2). A tentação, por mais forte que possa parecer, pode ser vencida!

Mas como isso deve ser feito? Observemos, atentamente, o exemplo de Jesus. Quando ele foi desafiado a transformar pedras em pães, a sua resposta ao tentador foi direta: ...Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Mt 4:4). Observe a expressão “está escrito”. Cristo a usou de modo contínuo em seus argumentos. Ele disse: Também está escrito: não tentarás o Senhor teu Deus (Mt 4:7); e por fim, disparou o golpe fatal sobre o deus deste século: Vai-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mt 4:10). Cada argumento reflete o seu temor ao Pai. Você percebeu o instrumento utilizado por Jesus na sua vitória contra o mal?

Ele é o nosso exemplo. Por que ele fez questão de usar a expressão “está escrito”? Para que pudéssemos imitá-lo, usando-a em situações semelhantes. Ele sempre soube que um dia travaríamos as nossas próprias batalhas. Naquela ocasião, Cristo se deparou com o tentador e com a tentação, mas a nossa vez de ser tentados e provados ainda estava por vir. Era apenas uma questão de tempo. Este tempo, finalmente, chegou. Entramos no processo de santificação. Este processo envolve percepção, convicção e preparo. Nele, inevitavelmente, somos confrontados pelas mais adversas situações.

Haverá momentos em que no deserto da sua vida financeira, surgirão conselhos e oportunidades motivando-o se apossar daquilo que não é seu ou adquirir o sucesso por meios “fáceis”. No deserto da sua vida sentimental, surgirão homens e mulheres “estranhos” a fim de seduzi-lo a compartilhar os “prazeres” do sexo ilícito. No deserto da sua vida intelectual, surgirão idéias heréticas que lhe tentarão a abandonar a verdade e os princípios ensinados na palavra. O que fazer nesses momentos? Como vencer tais lutas? Pense nas palavras de Jesus: está escrito! Combata o mal com a palavra, pois ela é luz para o nosso caminho (Sl 119:105)! Faça somente o que for favorável a ela.

Nessas horas, o apego diário à Bíblia, conta muito. Aqueles que se apegam a ela usufruirão de resultados compensadores. O salmista se mostra tão apegado à esta “iguaria” do céu que chega a declarar no Salmo 119: Apego-me aos teus testemunhos... (v.31); ...tenho esperado na tua palavra (v.74); (...) amo os teus mandamentos mais do que o ouro...(v.127). Veja que, para o salmista, examinar as Escrituras, não é um fardo, mas uma atitude mais que prazerosa. É a palavra que mata a sua fome e lhe traz entusiasmo para viver esperançosamente.

Em Cristo.

continua...

Fonte: Jailton Sousa Silva compartilhado no PCamaral

Um comentário:

  1. Excelente postagem.

    Nesses ultimos tempos, tenho vivido isso pela primeira vez em minha vida, ter respostas para as situacoes que enfrento por conhecer a palavra.

    Ainda tenho muito a ler e aprender, mas percebo o quao bem ja tem me feito o pouco que ja aprendi.

    Gostaria de postar seu texto ainda essa semana se me permite em http://vivendocomoservo.blogspot.com (as duas partes).

    Que Deus o abencoe.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.