A Regeneração




A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas? (João 3: 3-10)

Em seu diálogo com Nicodemos. Jesus expressa a grande importância do novo nascimento, ao afirmar: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo (Jo 3:3). Regeneração e novo nascimento têm o mesmo significado. Portanto, podemos definir a regeneração como sendo um ato único de Deus, através do qual ele nos concede nova vida espiritual. Jesus deixa claro que o ato de nascer de novo é uma necessidade humana; Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. (Jo 3:7). O texto de Efésios 2:1 é enfático ao declarar: Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados. É isso mesmo que você leu: estávamos mortos! A regeneração é uma questão de vida ou morte para o pecador.

O QUE É REGENERAÇÃO? POR QUE É TÃO NECESSÁRIA PARA OS SERES HUMANOS?

Desde o dia em que Adão pecou, a humanidade tornou-se escrava de uma natureza perversa, que denominamos “natureza pecaminosa”, esta é a causadora do distanciamento das pessoas em relação a Deus. Não é à toa que Paulo se refere a essa natureza da seguinte maneira: Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? (Rm 7:24). Se ela tende a nos dominar, como enfrentá-la? Por meio da regeneração! Ela nos é a garantia de que podemos servir a Deus. Apesar de estarmos na presença do pecado, não somos mais dominados por ele.

QUEM É O AGENTE DA REGENERAÇÃO E ATRAVÉS DE QUAL INSTRUMENTO ELA É REALIZADA?

Porém devemos questionar: podemos regenerar a nós mesmos? Somos nós os agentes da regeneração? A resposta é não! Não somos capacitados a efetuar a regeneração. O agente dessa obra divina é o Espírito Santo; O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. (Jo 3:6). É certo que a salvação foi um plano do Pai, havendo sido consumada pelo Filho (Jo 3:16). Contudo, é o Espírito Santo quem nos convence do pecado; Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: (Jo 16:8), capacitando-nos a responder positivamente ao chamado do evangelho de Cristo; Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo. (1 Co 12:3). Logo, a nossa participação na regeneração é somente passiva, ou seja, sofremos a ação regeneradora do Espírito Santo.

O principal instrumento usado por Deus na regeneração é a palavra, conforme afirma Pedro, em sua primeira carta: Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus viva e permanente (I Pe 1:23). Através da pregação da palavra, o pecador torna-se alvo da ação regeneradora do Espírito Santo de modo que, por ouvir a pregação, a fé vem ao seu coração (Rm 10:17). A pregação da palavra é o primeiro passo rumo a vivificação espiritual do pecador, pois, quando regenerado, ele se torna uma nova criatura e tudo de faz novo em sua vida; E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; {criatura; ou criação} as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. (2 Co 5:17).

QUAIS OS RESULTADOS DA REGENERAÇÃO?

Mesmo sendo a regeneração uma obra realizada no interior do ser humano pelo Espírito Santo, seus resultados são manifestados através de uma nova maneira de viver da pessoa regenerada. Dessa forma, ficará evidente a mudança de caráter; E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; {criatura; ou criação} as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. (2 Co 5:17), de mente; E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:2) e de coração; Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. (Ez 36:26).

Quem é regenerado, não mais se mostra dominado pelo pecado (I Jo 3:9). Antes, luta contra ele porque recebe forças para crescer na santificação pessoal. O misericordioso ato da regeneração produz em nós o desejo de termos maior cumplicidade com Cristo e sermos fiéis a ele.

Veja que verdade emocionante: Não estamos mais mortos espiritualmente (Ef 2:5). Fomos agraciados com a dádiva divina da regeneração, ou seja, somos novas criaturas. Um dia, o Espírito Santo nos convenceu, por meio da palavra, de que éramos completamente perdidos. Ele mesmo nos regenerou e, hoje, somos filhos de Deus; Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; (Jo 1:12).

Agora andamos em novidade de vida; Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. (Rm 6:4). Antes éramos cegos de entendimento, mas , hoje, enxergamos o mundo pela ótica espiritual. A falsa ilusão do mundo já não prende nossa mente, porque a verdade do evangelho nos libertou e cativou o nosso coração; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (Jo 8:32).

CONCLUSÃO

Apesar de não termos mérito algum, Jesus não hesitou em dar a sua vida, tornando-se, portanto, o nosso Salvador e Mediador! Em nossa condição de homens e mulheres caídos, ele nos concedeu uma nova chance: a de nascer de novo! O milagre da regeneração aconteceu e é obra realizada pelo Espírito Santo em nós!


LEIA + SOBRE REGENERAÇÃO AQUI


DEC
PCamaral

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.